terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O EMPREGO E A DIABETES

Existem poucas ocupações que uma pessoa não possa exercer, só porque tem diabetes.
Pode escolher um trabalho, como outra pessoa qualquer, que se ajuste às suas capacidades e interesses pessoais.
Porém, existem alguns pontos a se levar em conta.

Quando seleciona um emprego

Quando vai escolher um emprego, deve ter em consideração como poderá coordenar o seu dia de trabalho com o controle de sua glicemia. Poderá pensar que alguns trabalhos são difíceis ou impossíveis para si. Existem ainda algumas ocupações que, legalmente, não pode exercer. Estas são as ocupações em que uma crise de hipoglicemia grave pode afetar a sua segurança e a dos outros.

Restrição de empregos

Os empregos que podem estar interditos a um diabético, são por exemplo, os relacionados com a aviação; manipulação de materiais perigosos ou grandes cargas; transporte de passageiros; as forças armadas ou a polícia; o trabalho em locais altos e trabalhos que requerem o uso de maquinaria potencialmente perigosa. As regras relativas à restrição de emprego a diabéticos podem variar de país para país.

Aprecie uma carreira de sucesso

Apesar das restrições legais do seu país relacionadas ao emprego, poderá escolher o trabalho que aprecia e desempenha-ló bem. Existem pessoas com diabetes que trabalham em muitas áreas. Não há nenhuma razão para não desfrutar de uma carreira de sucesso, só porque tem diabetes. Porém, antes de escolher um emprego, pense como vai conseguir coordenar o controle de sua diabetes com as exigências do mesmo.

Horário de trabalho irregular

Um horário de trabalho regular faz com que seja mais fácil controlar a sua glicemia. Isto não significa que não pode escolher um emprego com um horário irregular ou por turnos, mas terá que planejar mais cuidadosamente seu controle.
Que horas você se alimentará ? Quando se exercitará ? Poderá adequar o tratamento de seu diabetes e refeições ao seu horário de trabalho? Poderá ter necessidade de testar com maior frequência o seu nível de açúcar no sangue. Se tem um horário de trabalho inconstante, discuta o seu tratamento com seu endocrinologista. O médico pode prescrever-lhe um antidiabético que se adapte ao seu estilo de vida irregular ou adequar suas doses de insulina.

O local de trabalho

Pense no local onde irá trabalhar. Existe um espaço para guardar os seus medicamentos, para testar a glicemia quando necessário ? Poderá fazer um lanche se precisar ? Há algum colega de trabalho que esteja disposto a aprender a reconhecer os sinais de hipoglicemia para o ajudar caso seja necessário ? Muitos locais de trabalho já preenchem estas condições. Poderá auxiliar o seu empregador a ajustar-se a estas situações.

Direitos e responsabilidades

Os trabalhadores com diabetes, assim como todos os trabalhadores, merecem ser avaliados pelo seu desempenho no trabalho.
As Associações de diabetes ou seu endocrinologista poderá ajudá-lo informando-o sobre as leis do seu país que o protegem da discriminação no emprego.
Se conhecer os seus direitos e responsabilidades como trabalhador, poderá seguir uma carreira que o satisfaça.
Boa sorte na procura dos seus objetivos !

Fonte:www.portaldiabetes.com.br