Governo estadual já comprou os 20.420 kits com amplificador portátil para poupar a voz dos professores e reduzir faltas
Rio - O governo do Rio já comprou os 20.420 amplificadores com microfones sem fio que serão distribuídos entre as 1.600 escolas da rede estadual. O equipamento vai ajudar os professores a ministrar suas aulas e tem como objetivo principal reduzir o índice de licenças médicas dos docentes por problemas nas cordas vocais — no fim de 2008, o número de profissionais afastados era superior a 3 mil.
Os amplificadores e microfones estão guardados em depósitos do estado. A estréia do equipamento já tem data marcada: 3 de fevereiro, dia em que o governador Sérgio Cabral e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inauguram o Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos — primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a ser entregue no estado. A idéia é que a maioria das escolas já possa usar os kits na volta às aulas, dia 9.
Os kits comprados são formados por dois microfones sem fio, um tipo bastão e outro de lapela, uma caixa amplificada — com capacidade acústica para 100 pessoas em ambiente fechado —, bateria recarregável e bolsa-tiracolo. O equipamento ainda conta com entradas auxiliares para CD e MD.
Os problemas de saúde decorrentes do uso excessivo da voz em salas de aula atingem, principalmente, os professores com mais tempo de serviço — de acordo com levantamentos da Secretaria de Estado de Educação. A intenção do órgão é poupar o esforço dos mestres mais experientes e prevenir problemas nos novos docentes.,
O uso de microfones e amplificadores já é difundido entre profissionais da rede municipal de Niterói. Os 2 mil professores de lá são incentivados a adquirir esse equipamento pelo Programa Saúde Vocal, da Fundação Municipal de Educação de Niterói.
sábado, 17 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Felipe. Passei para parabenizá-lo pelo blog. Continue assim. Se precisar de algo é só falar.
Um abraço.
Postar um comentário